Todo motor a combustão gera explosões, estas explosões são as geradoras de energia, esta energia será transformada em força motriz (daí o nome motor) assim por consequência e dependendo da construção do motor teremos mais ou menos vibrações.
Uma das principais funções da embreagem é filtrar as vibrações de um motor para que estas vibrações não cheguem à caixa de marchas, evitando assim quebra pré-maturas. O componente do disco que ajuda a filtrar vibrações torcionais é denominado de Pre Damper (pré amortecimento). Este “dispositivo” evita que a vibração torcional gerada no motor chegue à caixa de marchas, pois trabalha junto ao eixo piloto do câmbio que está intimamente ligado ao motor, o trabalho das pequenas molas é de exatamente filtrar as vibrações torcionais. O sintoma desta falha é de barulho, as molas torcionais e do pré amortecimento quebradas, causando inoperância do veículo, corre-se ainda um grande risco de quebra de componentes da caixa de marchas.
Como já mencionamos o efeito das vibrações é gerado pelas explosões, este fenômeno também gera outro tipo de vibração que é denominado de vibração estrutural. Por isso os carros possuem “dispositivos” que atenuam a ação da vibração estrutural, tais como os coxins (também conhecidos como calço).
As vibrações estruturais estão ligadas ao comportamento dos motores, quanto mais regulado menos vibração será gerada. Além disso, os coxins têm função muito importante no desempenho da embreagem. Vamos lembrar que a embreagem funciona como um fusível e assim sendo ela avisará que problemas podem estar ocorrendo no veículo.
O sintoma de um carro sem coxins, ou com coxins danificados ou ainda com coxinização de polímeros errados é o desgaste intenso das articulações (anéis e chapas de articulação) da Embreagem, causando falha no conjunto de embreagem e consequente inoperância do veículo.
Fonte: Platodiesel – Dicas Técnicas